O que é importante na vida dos seus filhos?



Há uns dias atrás, fui fazer a inscrição da minha filha para a escola secundaria, e como mãe fiquei tipo:  jà?! Mas ela ainda é tão novinha.

Pois é, a minha filhota, aquele bébé tão fragil agora està a crescer, tornar-se uma mulherzinha, e eu estou a crescer junto com ela.

Para ela é mais uma nova etapa da sua vida, e para mim mais uma etapa como mãe.

E a pergunta é “será que eu estou a acompanhar o crescimento da minha filha? Será que ela está preparada para esta nova etapa? Será que eu estou a ser a mãe que ela precisa?”

Para todas essas perguntas eu tenho mais uma: o que é que eu tenho ensinado à minha filha desde que nasceu até agora?

Não é quando os nossos filhos chegam à adolescencia que nos devemos preocupar em ensiná-los a fazer as boas escolhas, mas desde que nascem. As pessoas têm muita mania de dizer “ ai coitadinho ainda é pequenino, ainda não entende” desculpa dizer-te mas neste caso os pais é que ainda não entenderam nada.

Se queres que os teus filhos façam as escolhas certas na adolescência, preocupa te em ensiná-los desde que nascem.



Hoje estava a arrumar umas coisas da minha filha e olhei para o devocional que ela está a ler, isso fez me pensar em muita coisa, mas trouxe um sorriso ao meu coração, pois para mim foi uma recompensa do meu esforço como mãe.



Agora quero perguntar-te: O que é que os teus filhos lêem, vêem, ouvem? onde é que eles investem o tempo? Será que estás ao corrente, ou não tens a minima ideia, ou não tens tempo para saberes? Ou nao te importas ?

Estás investir na vida dos teus filhos? Mas em que área?

Hoje em dia com a evoluçao das tecnologias os nossos filhos desde bem cedo têm acesso a muita coisa, e infelizmente nem sempre são as melhores. Cabe-nos como pais controlar esse acesso.

A minha filha é adolescente e nao tem facebook, nem telemovel privado, ( nao vou agora explicar o porquê, mas essa é a nossa decisão), no entanto ela pode conversar com os amigos através do messenger e ver posts no facebook , mas no meu. Assim eu posso controlar o que ela faz e o tempo que ela passa.

Talvez algumas fiquem chocadas, mas sim eu controlo o que os meus filhos vêem na televisao, internet e tambem lhes limito o tempo do mesmo.

Obrigo os meus filhos a ler ou a outras coisas ? Não, não obrigo, mas aconselho e motivo-os a investirem tempo em coisas boas e principalmente no que é eterno.

Este devocional que a minha filha está a ler, comprei em maio de 2016, e ele estava la no quarto arrumado, mas um dia apercebi me que a minha filha tinha começado a ler, todas as noites ela ficava a ler antes de dormir.

Não fui eu que a obriguei mas foi ela que sentiu nessecidade disso.

Isso alegra o meu coração, ver meus filhos investindo tempo para Deus, nao ha nada melhor. A minha filha é perfeita ? Não, é uma adolescente como todas as outras, com perguntas, sonhos,… mas cabe a mim como mãe ensiná-la a fazer as boas escolhas, a orar por ela e com ela.

E a melhor coisa que podemos fazer por nossos filhos é investirmos na vida espitual deles, é sermos exemplo, acompanhá-los no crescimento, ensiná-los, corrigi-los, e como mães esse é nosso dever.

Muitas vezes falamos do futuro dos nossos filhos e queremos que estudem, tenham um bom trabalho, e ganhem bem a vida, sera que isso é importante ? Sim claro que sim, mas nao o mais importante. O mais importante é eles terem um encontro verdadeiro com Deus, é eles colocarem sempre Deus em prioridade, é eles terem Deus como melhor amigo.

Para eles fazerem as escolhas certas um dia, é preciso tu fazeres escolhas hoje por eles, é preciso ensiná-los, é preciso dizer não a certas coisas. É preciso deixar Deus trabalhar através de ti, é preciso investires.

A educaçao dos nossos filhos não começa na adolescência, mas desde que estão no nosso ventre.

Desde que fiquei gravida da minha filha que me preocupei em educa-la e o meu principal objectivo era transmitir lhe quem Deus é.

Falho? Sim, falho, mas o mais importante é que sempre tenho feito o meu melhor, e tenho pedido a Deus que me ensine a ser uma mãe segundo o Seu coração. Eu faço a minha parte e Deus faz a Dele.

Agora para todas as mães: ora, pede a Deus sabedoria para educar teus filhos, mas primeiro pede para ti, não podemos dar aquilo que não temos. Para dares, tens que receber primeiro, e Deus está à tua espera.



Beijinhos e um dia feliz

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Eu sou quem Dizes que eu sou